Conferência Internacional

Meio Ambiente e Sustentabilidade Reúne Mentes Brilhantes na Universidade de Salerno na Itália.

Nos dias 01 e 02 de outubro de 2024, aconteceu na Universidade de Salerno, localizada em Fisciano, município de Castellabate a Conferência internacional sobre o meio ambiente e sustentabilidade.
Juristas, professores universitários, expositores  e empreendedores brasileiros, italianos e ucranianos, discutiram sobre o meio ambiente, a sustentabilidade, o turismo de raiz e patrimônio da UNESCO.

Da organização do evento

O evento foi organizado pelo professor Raffaele Palumbo, presidente do departamento de Intercâmbio Itália Brasil,  juntamente com o professor Francesco Fasolino, diretor do departamento de ciências jurídicas da Unisa, pelo prefeito de Castellabate Marco Rizzo e pela advogada Mariella Verdoliva, presidente da Fundação Monti Lattari.

Participação da Delegação Brasileira

Após as saudações das autoridades locais e da universidade, com especialistas internacionais e professores universitários da Itália, Brasil e Ucrânia, deu-se início as apresentações de trabalhos, e um dos trabalhos apresentados foi o da pedagoga sergipana, Vanessa Noronha Tolle, organizadora do Festival Cultural do Brasil em Viena que acontece uma vez por ano no Weltmuseum Wien.

Vanessa Tolle

Vanessa palestrou sobre a Influência dos  Eventos Culturais para o Desenvolvimento do Turismo. A palestra foi bastante elogiada pelo público e organizadores do evento e  a sergipana  já tem convite para retornar à Itália.

 

Professor Palumbo, enfatizou sobre a importância de lembrarmos que a sustentabilidade começa com ações pequenas e contínuas em nosso cotidiano.

A Delegação do Brasil, teve representação de vários estados, dentre eles: São Paulo, Mato Grosso, Sergipe, Paraíba e Rondônia, com a coordenação da professora brasileira, Izabel Cristina.
O evento teve continuidade no dia 2 de outubro, na Villa Matarazzo , em Castellabate, onde vários especialistas italianos e estrangeiros discutiram a dieta mediterrânea como patrimônio da Unesco.

No centro da discussão também esteve o turismo raiz.

Castellabate cidade sede da delegação brasileira

Castellabate foi a cidade que acolheu a delegação brasileira que se hospedou no Grand Hotel Santa Maria.
Como anfitriões, os italianos providenciaram atividades culturais envolvendo gastronomia, música, exposições e visitas guiadas em cidades vizinhas.

Para Vanessa Noronha, nossa entrevistada para essa matéria, uma das cidades que mais a encantou foi “Vietri de Sul Mare”.
Conhecida como a porta de entrada da Costa Amalfitana, Vietri sul Mare destaca-se por suas cerâmicas vibrantes, uma tradição que remonta a séculos.
As ruas são adornadas com vitrines coloridas, exibindo pratos, azulejos e vasos que são verdadeiras obras de arte.
Vanessa também cita o carinho e a alegria dos italianos na recepção da delegação.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Olá, posso ajudar?